Cara! Que bacana! Não sabia q o Gnome Screenshot capturava uma área
personalizada!!!

Eu fiz aqui, setando o atalho MOD4+PrintScreen. Vamos lá:

1) Menu SIstema => Preferências => Atalhos do Teclado
2) Clique no botão "Adicionar"
3) Preencha o campo Nome com algo amigável, no meu caso coloquei "Capturar
uma área personalizada"
4) Preencha o campo Comando com o seguinte: gnome-screenshot -a

Este novo item vai aparecer como personalizado, um dos últimos da fila.
Portanto, basta definir um atalho para ele e pronto! Configurado!

Abraços