On Fri, 1 Apr 2011 09:16:55 -0300
"Marcelo Silva \(IG\)" <marc...@ig.com.br> wrote:

> É também concordo Rodrigo, tem algumas coisas que ficam meio sem sentido...
> claro que não sabemos a real intenção dos desenvolvedores, mas que fica
> muito estranho e fora da lógica um menu fora da janela, isso fica.

No meu ponto de vista é uma tendência a nível de preferência de usuários
(embora muitos discordem) por conta do crescimento dos netbooks e provável
redução de uso dos desktops, uma forma de manter uma interface única que, no
final das contas, facilitará a integração dos usuários a um mesmo "modo" de
usar o ambiente de trabalho.
Por comentários que ouvi, a próxima versão do Mac utilizará uma interface nos
mesmos "moldes" do Unity... se for, é uma comprovação dessa prática.

> Um belo exemplo de que isso pode não dar certo é o GIMP que por questão de
> padrão linux (que não trabalha com MDI), mantem os menus fora da tela
> principal, os usuários estão acostumados com o Photoshop que é todo
> integrado e pegam o Gimp que é todo separado e estranham, acabam abandonando.

Embora não use o Gimp, já comentaram que a forma de apresentação dos menus dele
pode ser integrada, se preferência do usuário... dá uma conferida nisso.

> Uma questão muito discutida aqui, mas que ainda não consigo me acostumar
> pois tenho que trabalhar no Window e Linux é os botões da janela a
> esquerda... sei que podemos alterar, mas a impressão que dá é que o gnome é
> direcionado a um publico especifico assim como o MAC e não para o público em
> geral.
> Eles podiam deixar opções no botão direito pra gente mudar o menu pra
> direita com facilidade.

Havia uma intenção de inserir aplicações de acesso rápido (tipo editar,
imprimir) no lado direito das janelas, por isso as funções "normais" passaram
para a esquerda. No final das contas... isso não saiu.
Mas penso que havia outra razão, que inclusive justifica os menus do Unity no
lado esquerdo: O usuário utiliza mais a aplicação (à direita) que os menus.
Desta forma ele tem o lado direito livre para barras de rolagem que poderiam
atrapalhar o usuário se o menu estivesse à direita em modo "hide". Qualquer
deslize do mouse ativaria a aparição do menu, dificultando o uso da barra de
rolagem.

--
nethell (Salles) - Ubuntu User 24389 - Linux User 496632