Olá,

Em desktops e notes geralmente faço assim:

/dev/sda1 -> /boot  # Para ficar no início do disco, então
teoricamente o acesso é mais rápido. Não sei se é subjetivo, mas
percebo uma leve melhora na inicialização. Uns 50MB são suficientes
para conter dois kerneis durante as atualizações.

/dev/sda2 -> swap  # Pelo mesmo motivo do acesso mais rápido. De uma a
duas vezes o tamanho da RAM.

/dev/sda3 -> /  # Cerca de 30GB, para caber o sistema, temporários e logs.

/dev/sda4 -> /home  # O resto do disco. Deixo separado para o caso de
reinstalar o sistema, sem precisar fazer backup dos arquivos de
usuários.

Abraços,

    Márcio H. Parreiras

    GNU/Linux Professional