Em 5 de maio de 2011 15:23, Hálen Yuri Oliveira <haleny...@gmail.com>escreveu:

> Meu desafio é conseguir um alto nível de segurança e utilizar ferramentas
> para usar o e-mail (servidor Microsoft) junto com algo que possa me
> comunicar instantaneamente com meus contatos da empresa.
>
> Meio complicado mas sei que no Ubuntu já na instalação posso escolher um FS
> criptografado e ainda criptografar só a pasta HOME, o que mais me incomoda
> os sistemas de comunicaçao e o nivel de segurança que essa criptografia
> comparada a do SafeGuard pode me trazer (como disse não achei documentação
> do SG para comparar os tipos).

> [...]

Hálen, criptografia não funciona assim, de uma ser confiável e outra não. Os
algoritmos de criptografia são conhecidos e amplamente divulgados. Quanto
mais divulgados os algoritmos, mais seguros eles são, pois mais gente pode
explorar os limites.

O que garante a segurança de um sistema criptográfico é a chave usada. Como
ela é armazenada, o tamanho dela, etc. Realmente, fica difícil ter acesso à
documentação do SG por ele ser proprietário: ele pode inclusive não obedecer
os algoritmos e permitir que alguém na Microsoft tenha uma chave-mestra.

Sobre os sistemas de comunicação, ficou difícil entender do que se trata,
tem como ser mais claro?

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com