Pessoal, apesar de alguns colegas da lista terem afirmado que era
difícil, estou no momento recuperando gigabytes que foram deletados =D
Fica a dica, o programa que eu usei é o photorec (rodar em modo
texto), que vem no pacote testdisk (disponível no universe)
Foi só rodar um pendrive com o ubuntu 10.04 (aqui deu pau o 11.04),
adicionar o canal de software universe (via synaptic ou menu) e dar
apt-get install testdisk

depois rodar photorec, aí indiquei outro pendrive (talvez pudesse ser
uma pasta na rede via samba, ou o mesmo pendrive) para ser o destino
dos arquivos corrigidos, e tá recuperando ainda o/

depois digo se perdi muita coisa!

obs: no programa fala "ext2/ext3", não sei se funciona com ext4 :(