Atualmente uso o KDE.

Isso, após o Gnome me deixar na mão duas vezes: quando o seu clássico
deixou de ser padrão no Ubuntu e agora quando tento voltar para o seu
clássico e não consigo.Sempre gostei muito do Gnome e toda minha vida
linux passei na companhia da melhor interface gráfica GNU (pelo menos
na minha opinião).

Mas em relação ao meu problema, usava o Gnome padrao ate que tive a
péssima ideia de testar o gnome-shell. Instalei e desinstalei-o. Aí
foi quando o Gnome clássico ficou com um tema estranho. Na tela de
login selecionava a opção Ubuntu clássico. Não importava qual tema eu
escolhesse, todos os ícones não se alteravam. As bordas das janelas
até que eram personalizáveis. Foi quando decidi deixar de usar um
ambiente tosco para um melhorzinho, o KDE.

Instalei o KDE. Só que nunca gostei da aparência que ele tem. Além
disso os meus 2GB de RAM não dão conta dos efeitos padrão após a
instalação.Instalei o ambiente de desktop pra desinstalar
completamente o Gnome e remover as configurações personalizadas pra só
então instalar novamente pra tentar faze-lo voltar ao normal. Alguém
já fez isso? Deu certo?

Não queria reinstalar o Ubuntu, pois durante todas as instalações que
faço, sempre esqueço de deixar uma partição exclusiva pro /home. Não
quero perder meus arquivos e já tenho muitas partições no meu HD e o
Gparted não me permite criar mais uma
.
Sei que o tópico não é um "KDE x Gnome", mas senti necessidade de
expressar minhas angústias silenciadas até então.

Cordialmente
Brenno Emanuel