o arquivo mimeapps.list fica num diretorio oculto em seu /home
comeca com um PONTO antes de local, PONTO indica arquivo oculto.

~/PONTOlocal/

Mas provavelmente pelo que descreveu, seus arquivos estao em ISO9660.
Tente montar el loopback

sudo  mount -t iso9660 -o loop  /caminho/SeuArquivoDeBackup    /mnt/

[]s
julio