Eu tive experiência com notebooks de quase todas as marcas, acho que posso
ser um pouco mais isento do que alguns colegas que descascaram a lenha em
algumas marcas.

Vamos lá.

Fuja dos Toshiba, aqui vários com problemas onde a recomendação era um
reparo de R$ 400,00 onde não há garantia que dure, na realidade, alguns
técnicos até disseram que iria durar no máximo uns 6 meses. Esse problema
tem a ver com a BGA que devido a temperatura simplesmente racha e deve
ser substituído e essas placas foram feitas para não permitir substituição.

Positivo - Não tivemos boa experiência, não é apenas a qualidade que deixa a
desejar, pois tem um pós-venda muito ruim. Não fico surpreso das casas Bahia
não anunciar notebooks usando o nome Positivo com fazia antes. Em algumas
lojas de grande varejo vejo notebooks que são fabricados pela positivo, mas
vem com outro nome do lado de fora.

Megaware - Eu achei que seria ruim, mas adquirimos um Desktop dessa marca, e
depois de 8 meses deu problema e meu diagnóstico foi fonte e placa mae com
com defeito e enviei para a assistência tecnica achando que os caras
devolveriam do mesmo jeito, pois os resets que a máquina dava eram
aleatórios e não eram todos os dias, para minha surpresa trocaram a
placa-mae e a fonte ! Isso encorajou um colega a comprar um notebook da
marca que até agora funciona muito bem e detalhe: já vem com Ubuntu (versão
LTS).

Thinkpad - Só temos 1 na empresa inteira, é do diretor, putz é o melhor que
já peguei na mão, bicho leve e simples de realizar o pós-ajuste. Mas como
veio com Windows e não me deixaram instalar Linux não pude ver como seria a
compatibilidade com Linux, porém o modelo tinha o conjunto intel, o qual não
teria dor de cabeça. O Diretor gosta muito dele e prefere-o em relação aos
DELL's que há na empresa. Usei o suporte deles e funciona, ao plugar esse
laptop em alguns modelos de LCD e trabalhar em dual-screen, a segunda tela
ficava piscando o tempo todo, o suporte ajudou a resolver o problema por
telefone com uma atualização de firmware.

DELL é bom, porém em modelos Vostro de 1 ano atrás acompanhava uma placa de
rede wifi (acho que era uma broadcom) que não era detectado diretamente pelo
Ubuntu, tinha que seguir receita da internet para funcionar. A questão é que
o Wifi funciona, só tem um trabalho a mais que doravante é compensado pela
garantia que eles dão, não sei se os modelos novos ainda é assim. Se puder
opte pela garantia estendida que é mais barata se adquirido com o
equipamento novo. Aqui na empresa, depois de experimentar várias marcas,
atualmente só compramos DELL pela tranquilidade do pós-venda. Mas a DELL não
é minha escolha pessoal porque diferente de outras pessoas eu preciso de
notebooks mais parrudos que só é atendida pela linha XPS e Alianware que são
muito caros e como sou terceirizado na empresa tenho que adquirir meu
próprio equipamento. Se você tem um modelo da linha DELL que atende a sua
necessidade e está dentro do que você pode pagar e preza pela tranquilidade,
adquira Dell.

HP, compramos um lote de 5 notebooks para um setor especifico e não tivemos
problemas, mas um deles, o camarada quebrou a tela (diz que quebrou sozinha,
mas tá com cara que o camarada sentou em cima, pois a rachadura era no meio
e os cantos não estavam avariados para indicar uma queda) e o suporte foi
muito difícil de encontrar e ainda não sei se consertarão, ou seja, é um
suporte demorado, é diferente de suporte a outras coisas onde a HP é bem
mais ágil. É minha escolha pessoal apesar disso, compro a linha DV importado
com configurações semelhantes ao Alienware com telas de 16/17"
supercompletos porque tem um custo bem reduzido. Nunca tive dor de cabeça
com a HP, mas se tivesse eu não teria garantia, pois os que adquiro são
importados e quase sempre remarcados como "refurbished" dum unico fornecedor
que me garante serem "refurbished" de verdade, pois há alguns que dizem que
é "refurbished" quando na realidade é equipamento devolvido pelo cliente.
Mas você deve saber que há relatos de pessoas que compraram a linha mais
barata e tiveram problemas de superaquecimento, o que eu estranho muito,
pois meu ultimo DV tinha uma nVIDIA dedicada de 1 GB de RAM, 4 nucleos de
processamento e apesar disso durou 3 anos sem um únic problema, esquentava
muito, não vou negar, mas não tive problemas, com 2 HDs interno, o bicho era
um pouco barulhento e pesado. Sempre adquiri com processadores Intel
(Centrino, onde o conjunto é tudo Intel) e rodei Linux, talvez isso faça
diferença.

Ao adquirir um notebook, se puder, escolha o conjunto Intel (chipset,
processador e wifi) e placa de vídeo intel, ati ou nvidia (preferida) com
esse conjunto nunca tive problema de reconhecimento de hardware no Linux.
Grandes dor de cabeça existem quando o wifi não é reconhecido ou a placa de
video é uma bomba.

[]'s e boa sorte nas compras.