.

> Alguém na lista que programa em Assembly, C, C++ ou
> FreePascal/Lazarus (em Linux)?
>
> Destes, quem já programou para Microprocessadores PIC ?

Robson,

Existem varias ferramentas para programar microcontroladores e para desenhos
EDA.

Tem inclusive para o *hardware open Arduino*.
Da para usar o GCC em crosscompilling.

Veja no Synaptic nas secoes *eletronica*, *dispositivos embarcados*....

De um sudo apt-cache search microcontroller

geda-gsymcheck - GPL EDA -- Eletronics design software (verificador de símbolos)

Eu ja programei ASM mas faz tempo, na epoca em que escreviamos nossos proprios
device drivers. Programo C, Python, Fortran, e shell, mas mais voltado para
minha area, cartografia.

[]s
julio

PS:
Aproveitando, se tiver alguem da area de topografia e cartografia, tamos aqui.