Olha... hoje em dia está menos frequente problemas de Bad Blocks em HDs, mas claro que acontece... Não sei se ajuda, mas nos meus anos de vivencia com a Info, os HDs que mais tive problemas...

Fugitsu -> Excelente em velocidade, mas alguns problemas com Bad blocks
Seagate -> Velocidade normal e muitos, mas muitos problemas com Bad blocks (eu não o compro e nem recomendo) Sansung -> Considero um bom HD, poucos problemas, dentre os já citados acima eu ficaria com ele. Quantum -> (Atual Maxtor) O melhor que já vi no mercado, dá problema, mas menos que todos, considero ele antes de todos.

Bad block é um defeito grave de hardware, pelos preços hoje,
não compensa brigar com ele (HD) pra mante-lo em funcionamento,
a menos que os dados nele não sejam de muita importancia.

Bad block é um problema na superficie do disco, e esse erro pode ser por um pico de energia, por isso use sempre um bom estabilizador, ou muitas vezes problema na qualidade do "cromo" do disco, nesse caso voce vai isolar os primeiros bads, mas com o tempo vão surgir outros. Se o erro de superficie for no setor de inicializacao do disco aí você perde tudo.

Existem também problemas com arquivos de sistema corrompidos,
que dá a impressão de bad block, neste caso como são arquivos de sistema,
eles não são facilmente substituidos e nem mudam de lugar no disco,
são arquivos mantidos fixos para que o sistema se torne mais rápido,
os arquivos comuns que podem ser movidos quando o sistema acha que deve desfragmentar
esses arquivos são realocados de forma a tornar a busca mais agil.
dessa forma a melhor coisa no caso de arquivos de sistema, seria formatar e reinstalar.

Bem, as dicas acima podem não ser sua solução, mas são experiencias que tenho no dia a dia.

ps. Se o problema for pico de energia, talvez não apareça mais bad blocks, pra isso tem que analisar melhor.

Marcelo Silva
Desenvolvedor Delphi, PHP
msn: marc...@ig.com.br
cel.: (11) 9693-4251