Bom dia Luan,

Pelo jeito você instalou o Alternate por pen-drive né?

Sei disso por que quando ocorre problema de partição após a instalação do
Ubuntu, é por que no momento da instalação o pen-drive estava atuando como
disco principal (sda), sendo o disco rígido (HD) o secundário (sdb). Então o
instalador escreve o arquivo /etc/fstab apontando todas as partições a serem
montadas como /dev/sdbX, onde X é o numero da partição.

Para resolver, basta inicializar o Ubuntu Live pelo pen-drive mesmo, montar
a partição / do HD, editar o arquivo /etc/fstab, trocando todos as
referências /dev/sdb por /dev/sda. Salve, finalize o Live, retire o
pen-drive, reinicialize seu sistema, e corra pro abraço! hehehehe...

Abraços