Pergunto isso por que eu também tive problemas semelhantes, inclusive com
direito a travamentos da máquina.

O que acontecia: o computador ficava inativo durante algum tempo, 1 hora por
exemplo, e quando eu retornava tava travado.

O computador estava travando por que enchia a RAM e a Swap, por descuido
meu, estava mapeada em outro device no /etc/fstab, e não estava sendo
montada.

Corrigido isso, os travamentos não ocorreram mais, porém o problema
continuava. Era deixar o computador inativo, entrar no protetor de tela, e
lotava a RAM e uma boa parcela da SWAP também.

O problema era ocasionado por causa de um protetor de tela que utilizava o
OpenGL, se não me engano tem alguma coisa relacionada com o driver
proprietário da Nvidia. Corrigi desabilitando os protetores de tela,
mantendo apenas a tela preta.

Sugiro que tentem isso também.

Abraços