Pessoal,

Até procurei em threads antigas para ver se achava algo a respeito, mas não
encontrei. Bem, adquiri um notebook dell vostro 3450 e o mesmo vêm com essa
placa de vídeo ATI RADEON 6630M 1 GB. Instalei o Ubuntu 11.04 64 Bits, o
Unity estava bastante lento. Então, entrei no site da fabricante e baixei o
driver Catalyst 11.8 linux_x86_64. Ao instalar o driver, recebi um aviso de
que o Unity iria ser desabilitado por falta de compatibilidade com minha
placa de vídeo. Pois, bem, não tenho problemas em usar o GNOME, porém fui
testar um jogo 3D para ver se estava tudo funcionando. Instalei o
AssaultCube e quando tento rodá-lo recebo a seguinte mensagem:

X Error of failed request:  BadRequest (invalid request code or no such
operation)
  Major opcode of failed request:  155 (GLX)
  Minor opcode of failed request:  19 (X_GLXQueryServerString)
  Serial number of failed request:  13
  Current serial number in output stream:  1

O pacote mesa-utils já está instalado. Procurei em vários fóruns na internet
e vi que tem algumas pessoas com o mesmo problema que o meu, com essa placa
de vídeo e o Ubuntu 11.04. Alguém já passou por esse problema e sabe
resolvê-lo? Vi em um site do ubuntu que o meu notebook era compatível com a
versão 11.04 32 bits, será que o driver funciona corretamente num S.O de 32
bits?

Acredito que meu driver nem está funcionando corretamente, fui no AMD
Catalyst Control Center e obtive esse erro:

Houve um problema ao iniciar o Catalyst Control Center edição Linux.  Pode
ter sido causado pelo seguinte.

Não há driver gráfico AMD instalado ou o driver gráfico AMD não está
funcionando corretamente.
Instale o driver AMD driver adequado ao seu hardware AMD, ou configure
usando aticonfig.

Enfim, ouvi algumas coisas sobre correções no ubuntu 11.10, sobre a
estabilidade desses modelos de placa de vídeo nessa nova versão da distro
Ubuntu.

Obrigado!

--
Rafael de Oliveira Bittencourt
Bacharelando em Ciência da Computação -UFBA

--
Rafael de Oliveira Bittencourt