Robson,

No meu modo de ver, o Unity burocratiza a navegação desnecessariamente.
Coisas que eu poderia acessar com um único click a partir do painel
superior passou a um espaço vertical à esquerda da interface
desnecessariamente.

O Zorin possui uma ampla variedade de escolha, entre elas a do Gnome 2
que eu tanto gosto e pretendo usar nele (ainda não o instalei):

"The Zorin Look Changer is an innovative new program that we have
created exclusively for Zorin OS. With the help of the Zorin Look
Changer you can make your desktop look and act like either: Windows 7,
Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Mac OS X or Linux (GNOME) for
ultimate ease of use. "

Copiado daqui:
http://www.zorin-os.com/tour.html

Eu também não gosto da interface do Windows, e na minha opinião o Gnome
3/Unity estão caminhando mais ou menos nessa direção, perdendo a
simplicidade de navegação e aproveitamento de espaço de tela inteligente
que tinham nas versões anteriores em troca de uma beleza... bem...
discutível, eu diria. Além disso, para mim o que tem que ser bonito e
chamar a atenção é aquilo em que estou trabalhando e não as ferramentas
que estou usando (sou fotógrafo). Ferramentas tem que ser práticas e
funcionais, só isso já me basta.

[ ]s
Pedro Mac
www.pedromac.fot.br