Paulo,

Acho que toda ideia é válida.
Acredito que uns vão gostar e outros não.
Por isso é importante que o dock (launcher) seja customizável.

Eu, particularmente, prefiro que os ícones sejam fixos.
Assim eu sei onde eles estão, e não preciso ficar procurando.
Fixo no dock os programas que eu mais uso e pronto.

Mas é uma questão de gosto.
Tenho certeza que outros usuários gostariam da sua ideia.