O meu BROffice passou a fazer isso também depois da atualização. Eu to
fuçando aqui pra ver se acho alguma solução, mas até agora não encontrei
nenhuma.
Sobre a caixa de seleção pra passar pro idioma inglês as funções, você pode
encontrá-la clicando em Ferramentas > Opções > LibreOffice Calc > Fórmula:
na janela à direita há uma opção [  ] Utilizar nomes de funções em inglês.
A minha já tava desmarcada. Eu tentei marcar pra ver se ocorria o inverso
mas não adiantou.
Eu vou tentando aqui. Se eu conseguir consertar, te aviso.
Abraço!