Bom dia Usiel,

Grandes avanços após a criação do item na pasta do sigtap. Agora já consegui copiar o SIGTAP.desktop para a área de trabalho e executá-lo sem problemas. Mas ainda não consegui fixá-lo na barra lateral, ou melhor, ele é fixado lá mas não funciona. Mas posso considerar como resolvido esse problema. Obrigado a todos.

Obs..: A versão java que estou utilizando é :

java version "1.6.0_23"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.11pre) (6b23~pre11-0ubuntu1.11.10)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 20.0-b11, mixed mode)

    Novamente obrigado a todos que contribuíram.