Olha, eu tive algo similar quando tentei ou melhor experimentei
remover os idiomas que não uso do Ubuntu. Isso foi um efeito colateral
ao instalar a primeira edição do Ubuntu 11.10 em DVD, onde
praticamente todos os idiomas estavam instalados no final da
instalação.

Infelizmente, não sei qual foi a zebra que deu e o meu tiro foi pela
culatra, ficou tudo instavel, a partir de então alguns programas
deixaram de funcionar, sendo o central de programas e o synaptic
alguns deles.

Se foi igual ao meu problema, não adianta reinstalar o programa,
remover e instalar, nada disso deu certo comigo.

Como eu mantenho /home e / separados, então preferi recomeçar com uma
instalação zerada, desta vez em CD/USB.

[]'s