Cache é uma cópia da resposta de uma requisição feita por um cliente a um
servidor, no meio do caminho o cache guarda a resposta e entrega nas
próximas requisições.

Tem o mesmo comportamento pra browsers, banco de dados, etc.

No caso dos pacotes, todo pedido de pacote feito ao cache será atendido, se
for a primeira vez que o pacote em questão está sendo solicitado, o cache
vai baixar dos repositórios oficiais e entregar ao cliente, os próximos
pedidos do mesmo pacote serão atendidos diretamente pelo cache,
independente de arquitetura e versão. Isso se repete toda vez que uma
máquina pede um pacote ao cache.

=]

Atenciosamente,
__