Faça o seguinte (para ubuntu 11.10):
1. entre "Configurações de som"
2. clique na aba Hardware
3. Escolha a opção "Duplex estéreo analógico" (ou algo parecido)
4. clique na aba "Entrada" e selecione o "conector" para: "Microfone interno" (no caso de notebook) ou "Microfone analógico" (se usar um microfone externo).
5. na mesma aba "Entrada" ajuste o volume de entrada
6. ajuste o volume de "Saída" de forma que não fique mudo nem no mínimo, caso fique mudo ou no volume mínimo será bloqueado o volume do mic. também.

Pelo menos comigo resolvi dessa forma.

--

www.usis.com.br <http://www.usis.com.br/>
Usiel Amaral