O Gmail demorou dois dias para entregar-me a mensagem, mas enfim, ei-la cá. Cheguei a pensar que não a tinha recebido, mas cá está ela.

Instalei o Pavucontrol, fui a guia "Dispositivos de entrada", encontrei uma caixa combinada em que se dizia "input microphone". Alterei-a para "input line in". Penso que este seja o equivalente ao analógico.

Encontrei mais de uma caixa de verificação com o nome "Travar canais juntos". Estava marcado, então, desmarquei. Fiquei a pensar que isso era tudo. Pressionei tab muitas vezes em busca de um botão "aplicar" ou "fechar". Não consegui encontrar. Ou estes botões não existem, ou então, tenho de fazer alguma outra coisa para que apareçam.

Como não era possível fechar a tela com um "aplicar" ou "fechar", então, pressionei alt+f4. Fui ao gravador de sons, falei algumas palavras, executei o som gravado e nada.

Voltei ao Pavucontrol e executei os mesmos passos. Já que não era possível encontrar os botões "aplicar" ou "fechar", então, deixei a tela do Pavucontrol aberta com as alterações aplicadas. Fui ao Gravador de Sons e o resultado foi o mesmo.

A dúvida persistia: "Será que o procedimento não funcionou, ou será que não consegui aplicar as configurações". Quando fecho a tela do Pavucontrol com ctrl+f4, ao reabri-la o botão de alternância "Travar canais juntos" volta a estar marcado. Este foi o sinal que tive para concluir que não apliquei as configurações.

No entanto, se troco de "input microphone" para "input line in", ao reabrir a tela, tendo-a fechado com ctrl+f4, observo que esta opção foi alterada. Então, a minha conclusão é que, de fato, estou conseguindo aplicar as alterações.

Há um outro indício que deve ser considerado. Mesmo quando desmarco a caixa de verificação "Travar canais juntos", ainda assim, não consigo alterar o valor dos controles deslizantes. O leitor de telas fala assim mesmo: "Controle deslizante: 63". Com certeza, devem ser os controles para alterar os volumes. então, o que me parece é que, ainda quando desmarco a caixa "Travar canais juntos", não me é permitido alterar o volume dos respectivos canais.

Você mencionou que, se um programa alterasse o volume, tal configuração seria desfeita. Ora, executei tal procedimento sem utilizar o Skype ou o GTalk. Mesmo que a configuração voltasse, a coisa não poderia se dar instantaneamente.

Bom, a não ser que este programa seja o próprio leitor de telas que estou a utilizar para ler o Pavucontrol. É impossível testar se a causa é essa porque se o desligo, não tenho como operar o computador.

Se, pelo cenário que passei, ainda há qualquer coisa que podem sugerir, agradeço-lhes por mais uma preciosa dica. Se não há, então, creio que a única abordagem possível é a substituição do microfone.

"Um microfone compatível com o Pulse Audio..." ao adquirir um novo, como saberei se é compatível com o Pulse audio? O vendedor de certo não saberá dizer-me. Do modo como são os vendedores, não me surpreenderia se não soubesse dizer se o microfone é estéreo.

Não gostaria de gastar muito com isso. Será que existe alguma alternativa baratinha para o que quero. Possuo um gravador digital com boa qualidade de gravação. Então, o microfone servirá apenas para conversar por meio do GTalk. Se precisar gravar alguma coisa que exija qualidade, então, faço-o com o gravador.

Escrevi um bocado. No entanto, sei que era necessário dar muitos detalhes. Na verdade, podemos ter algum ruído de comunicação. É que o que você vê, não necessariamente ouço e o que ouço, não necessariamente vê. O leitor de telas procura dizer o conteúdo do modo como é mais próprio para ser ouvido. então, mmesmo quando o leitor de telas se comporta bem em uma aplicação, pode haver diferenças significativas. De qualquer modo, chegamos até aqui, então, estamos a ir muito bem!