Parceiro de sofrimentos,

salva teu arquivos pessoais e instala aí o Mint-12 com o Gnome 3, que já
vem por default. Ele tem um botão-menu no canto inferior esquerdo que abre
um submenu com todos os aplicativos separados por grupos: internet, jogos,
escritório, etc. Melhor que o Windows!

Além disso, ele tem um ícone no canto superior esquerdo que abre uma
espécie de dash do Ubuntu. Tem uns ícones grandes; um pra cada aplicativo
instalado. Com um clique numa barra lateral, tu fazes uma triagem nesses
ícones: internet, jogos, escritório, etc. Também é possível fazer uma
pesquisa digitando algo num TextBox. Se ele não achar o aplicativo, aciona
a internet fazendo uma busca a respeito.

Acho que essa interface está muito boa, intuitiva e prática! Até meu filho
mais velho, que é todo resistente ao Linux e derivados mas que
surpreendentemente é favorável à filosofia da Comunidade do Software Livre,
gostou de utilizar o Mint, depois que o instalei na máquina dele, meio a
contra gosto.

Experimenta aí, seja feliz, e dá um retorno. Não vais precisar de adaptação
ou no máximo somente coisinha de nada.

Saúde & Sorte.

Paulo