Olá Oquigibson, bom dia. Se as mudanças te desagradaram tanto, você não
pode simplesmente considerar trocar o Gnome pelo KDE ou xfce? Me desculpe o
modo como vou falar isso, mas você tá parecendo menino birrento no recreio
da escola. Daqueles que prefere o problema à solução. Qualquer mudança em
interface gráfica é baseada em estudos e, no caso das GUIs em uso no
GNU/Linux, há participação da comunidade apontando o que poderia melhorar.
Pense que, enquanto você ficou revoltado porque não pode mais fazer as
coisas clicando uma vez, outras pessoas (como eu) estão agradadas com o
fato de não ter que recorrer mais ao mouse (no meu caso, touchpad, que só
serve pra dar LER depois de 6 horas usando o computador). Ainda assim, se
nada te agradou, existem outras alternativas.

Em relação às novidades do sistema a cada atualização, existem as notas de
cada lançamento, a lista e o wiki do Ubuntu justamente para que você
acompanhe o que vai mudar e tenha autonomia para decidir o que é melhor
para você como usuário. Se você deseja abrir mão disso em nome de manter a
mesma experiência de usuário, por que não tentar uma distro com um regime
de distribuição mais conservador, como o Debian?

No mais, espero que você esteja sendo sincero com esta lista e não apenas
floodando-a com algo que já foi discutido um zilhão de vezes.

----
Braune