2012/6/1 Paulo Correia <psc...@hotmail.com>

> Entendi, mas ainda acho estranho.
> Pois ao ter apenas permissão de escrita e leitura num diretório eu poderia
> ler e gravar neste diretório.
> Ou o Linux "entende" que ao abrir um diretório estamos executando ele ?

Não é um "entende" entre aspas. É que precisava ter um significado. E o
significado escolhido foi esse. Em diretórios, a permissão de "execução" se
torna permissão de "acesso". Não dá para acessar as informações lá.

> Mas mesmo assim, sem abri-lo, usando o nano para gravar nele indiretamente
> tendo apenas
> as permissões de escrita e leitura, deveria funcionar teoricamente.

Quanto a isso, se você pesquisar, talvez encontre uma boa explicação.

Veja que se você der um "ls -l" no diretório, só vai conseguir ver os nomes
dos arquivos, todas as outras informações estarão suprimidas (substituídas
por pontos de interrogação). No fim das contas, o nano (e nem o ls) não
consegue acessar o diretório e capturar as informações dos arquivos lá
presentes.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com