Acho que a Canonical estaria dando um tiro no pé se continuasse com a idéia de só unity, acho que o unity deveria continuar focado no desktop sim, como opção (eu gosto dele) mas que como sempre outras possibilidades fossem incentivadas a produção, inclusive o gnome3 que também acho muito bacana... e viva a pluralidade de desktops!!!