Bom dia Eduardo,

Eu tenho um Itautec, com chipset VIA também, que quebrou o display nativo
dele, e eu estou utilizando um monitor externo de 19' com ele. O nativo eu
cortei os fios e joguei fora.

O monitor externo funciona perfeitamente, porém não consegui ainda
configurar a resolução nativa do monitor, de 1440x900. Funciona só em
1024x768.

Pergunta: você já experimentou desligar o notebook, ligar o monitor externo
e ligar o notebook com ele ligado já? Pode ser uma solução.

A placa de vídeo é a mesma: VIA Chrome 9 IGP.

Outra questão que gostaria que verificasse, se existe o arquivo
/etc/X11/xorg.conf

Fico no aguardo.

Abraços