Uma outra coisa também, o problema de desempenho ocorre somente no programa
de calculo ou durante a utilização do sistema como internet, textos,
planilhas e etc também ocorre o problema?

Se ocorre somente com o software de calculo, já tentou testar com algum
outro programa?

João Fracassi
Técnico em Informática e Redes
Fone: (51) 8452-1488