É lógico que sejam dois dispositivos. Partição seria um pedaço de um
dispositivo e com o limite de 4 partições reais em um dispositivo já
teria sido consumida duas partições. É fácil fazer em hardware que o
sistema operacional veja como dois dispositivos.

Além do mais, imagine que você quer criar partições dentro do HD ou
mesmo do SSD. Como fica se fosse duas partições em vez de dois
dispositivos? Lembrando sempre que partições são o único jeito de
dividir dispositivos.