Eu tenho esse problema a muito tempo, acho que vem de outras versões.
"Desmontar um Pen drive com segurança"

Eu abro o Nautilus, clico no link do menu "Ir > Computador"
Com o botão direito do mouse em cima do ícone referente ao dispositivo,
seleciono o item do menu popup "Remover com segurança a unidade".
No Ubuntu 10.10;11 eu não sei pq nunca usei, 12.04 e não sei se no
12.10 esse erro continua.
O ícone do dispositivo desaparece momentaneamente e retorna em fração
de 3 segundos, tendo que realizar o processo pela segunda vez para dar
certo. Nunca funciona da primeira. Já instalei o Ubuntu umas 40 vezes
(no meu micro e de outras pessoas) e esse processo sempre é a mesma
coisa.
Acabei de instalar o Debian Squeeze 6.0.6 (a versão estável mais
atual), fui copiar um arquivo para meu irmão e para minha surpresa o
processo funcionou na primeira vez, inseri outros Pen Drivers e a mesma
coisa. Como o Ubuntu é baseado no Debian, então o Bug é no Ubuntu.
Atualmente meu computador com o Ubuntu emprestei para meu irmão, o
mesmo levou para Brasília e só volta (se voltar) no próximo ano, então,
até lá vou ficar usando o Debian. Rapaz, esse sistema é uma bala!!!
O Gnome é aquele do Ubuntu 10.10 (sem Unity), uma maravilha... Já tive
alguns problemas mas solucionados em poucos minutos com uma vasta
informação na internet.

Queria perguntar ao Zandre se posso tirar dúvidas aqui na lista, uma
vez que o Ubuntu e o Debian são da mesma família (como o Mint). Se não
puder não há problema!!!

blz pessoal, xou de bola...