Acho meio imprudente você dizer que achou um Bug no Ubuntu! Pode acontecer muita coisa aí. Seu computador pode ter um hardware de usb diferente do padrão O pen drive pode estar com defeito Eu nunca tive esse problema. Neste caso, não consigo refazer o seu erro, logo, NÃO é um Bug do Ubuntu. Mas não duvido do problema, é só uma questão de mapeá-lo corretamente

Resposta:
Meu computador pode ter um hardware diferente, hahahahahaha
Amigo, eu tenho uma assistência técnica e instalava Ubuntu em quase todos os computadores que passava aqui só para testar. Uso o Pen Drive quase que toda hora, pois quase tudo de programas estão dentro dele. E em todos os computadores esse BUG tem apresentado.
Não testei com apenas um Pen Drive, vários e de todos os tamanhos.
Assim que instalei o Debian, coloquei o Pen Drive sem nem me preocupar pois de tanto fazer o processo pensei que era normal, e para minha surpresa não retornou novamente. O processo de fazer é simples, vou ditar passo a passo logo abaixo, o fato de clicar somente em ejetar não é o mesmo de remover com segurança (ou pelo menos não fica explicito isso, e se fosse assim então não deveria ter outra maneira de fazer isso).

- Abra o Nautilus;
- Plugue sua Pen Drive na usb;
- Clique no ícone ejetar (só para você ver que não é o mesmo);
- Selecione o menu "Ir >> Computador";
Nesse instante aparecem todos os dispositivos conectados (se mostrar seu Pen Drive, significa que ele ainda está conectado, e se você puxar ele então esse teu Pen Drive está com dias contados, rsrs).

- Selecione o ícone referente ao teu Pen Drive e clique com o botão direito do mouse (se não for canhoto, rsrs) e selecione o item "Remover com segurança a unidade". Após isso, aguarde alguns segundos e vai ver que ele monta a unidade novamente, mas se no mesmo momento você clicar no menu "Remover com segurança a unidade", ele realmente remove o Pen Drive e remove o ícone do dispositivo dele no Nautilus. Deveria ser: Assim que clicar no ícone Ejetar, ele removesse com segurança e removeria o ícone do dispositivo também. Pode ser que o Ejetar remova numa boa, mas esqueceram de remover o dispositivo no Nautilus. Até fiquei pensando agora, que ao clicar para remover com segurança, como ele já foi removido ele monta de novo. Talvez seja isso! Mas que é um Bug é!!! No Debian, o fato de ejetar o dispositivo ainda fica lá, e ao clicar em remover com segurança, o ícone do dispositivo desaparece normalmente. Diferente do que ocorre no Ubuntu, por isso que eu digo que o Bug é no Ubuntu.

blz