Em 8 de dezembro de 2012 00:54, Leonardo Bergamo <leoberg...@gmail.com>escreveu:

> Opa??!!!
> Pode ser notícia velha para alguns, mas para o usuário comum é um "sôco no
> estômago", e estou me incluindo, obviamente, como usuário comum.

A priori, o "usuário comum" usa Windows.

> Isso me deixa decepcionado com a equipe que desenvolve o Ubuntu uma vez
> que a base da idéia de usar um sistema livre é fugir desse tipo de coisa.

Decepcionado por quê? Porque alguém falou que existe um espião ou porque
você mesmo constatou que existe um espião e tem a exata noção da gravidade
(ou irrelevância) do fato?

> Sou professor e a partir disto fico com receio de indicar pros meus
> alunos, que são adolescentes, que usem o Ubuntu, sabendo que há esse tipo
> de coisa no sistema.

Por quê? Será que Windows e MacOS são melhores, então? Ou talvez um Debian
ou fedora atendam melhor às necessidades deles... Pessoalmente, não vejo
porque tanto alarde.

> Sou usuário de computador há mais de 20 anos e acho isso um abuso.

Sou usuário de computador há pelo menos 25 anos. Uso Linux desde 1998. Uso
exclusivamente Linux desde 2006. Também acho isso um abuso. Por isso
desabilito o "espião".

> Ainda, sou formado em Filosofia e acho isso uma invasão na privacidade do
> usuário, tão séria que talvez eu troque de distribuição do linux.

Eu também estudei filosofia à maneira clássica por mais de 8 anos e ainda
me considero um filósofo. Também acho isso uma invasão de privacidade. Por
isso desabilito o "espião".

> Eu sempre fiz muita propaganda do linux e do ubuntu, isso me pega pelas
> costas.

Não precisa fazer drama... Há inúmeras distribuições Linux por aí. Muitas
tão boa quanto o Ubuntu. Até que alguém surja com a notícia de que elas
também têm "espiões". No dia em que todas as distribuições forem acusadas
de espionagem vamos fazer o quê? Voltar pro Windows?

O Ubuntu tem muita coisa que não atende ao que o Sr. Stallman acredita ser
o ideal. Ainda assim é uma ótima distribuição Linux porque atende às
expectativas de pessoas com pouco conhecimento técnico. Não dá pra englobar
todos os requisitos de uma vez. É preciso conscientização. Conscientizar as
pessoas de que começar com o Linux pelo Ubuntu é legal, significa dar o
primeiro passo na direção dessa conscientização. Mais tarde, com a mente um
pouco mais consciente, talvez ela se preocupe com esses detalhes. A maioria
nem liga se tem spyware e virus em seus Windows, por que alguém sem a menor
consciência disso se preocuparia com o "espião" da Canonical?

> Se alguém puder me indicar um desses tutoriais, eu fico grato.

O tutorial:

         sudo apt-get remove unity-lens-shopping

Quer saber mais?

http://debianmaniaco.blogspot.com.br/2012/10/desativando-o-espiao-do-seu-ubuntu.html