Bom dia a todos.

Em 15 de abril de 2013 07:07, Andre Cavalcante <andre.d.cavalca...@gmail.com
> escreveu:

> Robson, vou responder sobre o teu post, mas acredito que responda já as
> questões postadas acima pelo Paulo.

> Aqui é que tá o problema da licença. Os projetos da Apache somente pode
> usar  a licença dela própria. Apesar de ser "código livre", ela é
> permissiva em demasia.

Explico: na licença da apache, é perfeitamente possível uma empresa pegar
> um código base da apache, fechá-lo e vendê-lo. Dessa forma, pela licença da
> apache, uma empresa pode, se quiser, usar código livre e o trabalho de toda
> a comunidade.

Isso é opinião sua. Na minha opinião, quanto mais aberto melhor. Não vejo
problema NENHUM em alguém pegar o código e fechar, se for esse seu
interesse, desde que a comunidade ainda tenha o código original para
trabalhar, usar, copiar, compartilhar, etc. Há inúmeros casos em que isso
pode ser necessário, quem trabalha na indústria de software sabe disso. Se
a empresa tiver um mínimo de consciência e senso de justiça, vai retornar
algo pra comunidade. Mas esse é um problema de consciência dos empresários,
não da comunidade. Tentar obrigar pessoas e empresas a tomar uma atitude
que deveria ser tomada consciente e voluntariamente, como faz a GPL, na
minha opinião, é errado.

O exemplo mais nítido de "apropriação" desse tipo é a do MacOS, onde a
Apple pegou o código do BSD, fechou acrescentou umas firulas e chamou de
MacOS. Hoje tem uma legião de baba-ovos do Mac por aí que pensa que a Apple
"desenvolveu" o software. E chamam o finado Steve Jobs de "inovador"... Sei.

> Já para o mundo livre da FSF, isto é, licença GPL, um
> trabalho de "código livre" DEVE ser mantido livre, sempre.

Aí entra o conceito de "liberdade". Pessoalmente, eu não concordo 100% com
o conceito de "liberdade" de Richard Stallman. Que "liberdade" tenho eu, se
preciso seguir regras que outras pessoas definiram como sendo as "corretas"
para adequar-se ao conceito de "liberdade" que eles criaram? Antes de mais
nada, o conceito de "liberdade" é pessoal, não imposto externamente.

Fico livre das EULAS, mas escravizado pela GPL, que diferença isso tem?

Aliás, é por isso que continuo a usar Ubuntu apesar de, cada dia mais,
Richard Stallman querer endemonizar ele e a Canonical.

Então, as
> licenças não são completamente compatíveis. Pode-se até pegar código da
> apache e colocá-lo dentro de um trabalho GPL, mas o contrário não pode.

Então é impossível, em uma eventual união entre a TDF e Apache, o grupo de
> desenvolvedores

Eu não diria isso. Há algumas discussões a respeito disso em listas da TDF
e da Apache. Na Apache as listas são públicas, basta entrar e ver o que
está sendo discutido. A TDF possui listas privadas destinadas ao Steering
Comitee (ou seja lá qual o nome que o grupo de diretores tem hoje),
portanto não dá pra saber o que eles pensam de verdade.

> Apache se beneficiar de algo da comunidade TDF. E,
> dependendo de como esteja o código, o inverso também será impossível
> (tecnicamente). Por exemplo, digamos que o uma funcionalidade qualquer
> exija um núcleo duro GPL, e o código da apache exija um núcleo duro Apache,
> pronto, ninguém pode usar de ninguém...

Não o inverso, não só não é impossível, como já ocorre na prática. E também
há a possibilidade de que, por exemplo, uma correção de bug seja cedida
pela TDF à Fundação Apache, oficialmente. Ou até mesmo que o próprio
desenvolvedor que escreveu o código o faça, como já aconteceu. Uma das
coisas que mais acontece é o pessoal de ambos os lados esquadrinhar o
sistema de tratamento de bugs do outro pra ver o que está sendo feito.

Portanto, as coisas não são pretas e brancas. São coloridas e, como já
disse, na minha visão, os maiores problemas são egos e busca por poder.

Quanto ao nosso amigo aí que diz que não troca o LibO por nada nesse mundo.
Cada um tem sua opção, e ninguém está aqui pra convencer ninguém a usar um
ou outro software. A intenção do Albino foi a de divulgar. Como TUDO no
FLOSS, você não é obrigado a usar, mas está sabendo que existem opções se,
por acaso, um dia, numa eventualidade, você precisar de uma.

Se não se importam, gostaria de encerrar minha participação nesta thread
que, na minha opinião, já está ficando longa demais para um "quase-OT".
Ficarei feliz em responder a questionamentos em PVT.

Abraços.

--

http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR