"Menefregue, meu amigo: menefregue e tudo se ajeita. Inclusive o que não tem jeito. Filhos? Ih, as vezes dão um trabalho. Pai ou mãe? Conseguem ser, em certos momentos, tão difíceis como os filhos. No trabalho? Adoram nos chatear. Para tudo isso e mais ainda, só há uma solução: dar de ombros e "menefregar". É preciso não levar muito a sério os problemas, principalmente os graves.

Mas "menefregar" é uma arte sutil. Para quem vê de fora, tem que parecer ambígua e contraditória. É preciso "menefregar" sem deixar transparecer que se o faz. Quando é o caso, precisa-se fechar a cara, bater na mesa, chamar às falas. Por dentro é que se "menefrega". Nada importa, mas é preciso fingir que algumas coisas importam. A seriedade é uma necessidade social, o "menefreguismo" é uma questão de foro íntimo.. Afinal, não podemos deixar a felicidade a mercê das circunstâncias. Sempre nos hão de tentar encher o saco, tanto os que nos detestam (porque nos detestam), quanto igualmente os que nos amam (apesar de nos amarem).

Problemas, sempre todos os teremos. O que é preciso é não nos importarmos com eles. Afinal, se o planeta consegue continuar girando apesar de todas as maluquices que sobre ele impera, por que não podemos nos continuar a sorrir olimpicamente, apesar de tudo e de todos?

Nada importa, é a bandeira dos "menefreguistas". Para ele, tudo que importa é não esquecer que nada importa do quanto nos possa encher o saco. Tudo passa e acaba por se arranjar, independentemente de nos preocuparmos. Aliás, em geral passa a se arranja mais fácil e rapidamente quando menos nos preocupamos. O "menefreguista" é um vivedor contumaz. Cultiva o riso por profissão de fé. Sabe que a vida é curta e só vale com alegria. Cuida, muito e bem, das amizades e do amor. O resto, dá de ombros".