Esse problema acontece aqui há muito tempo, sempre que eu tento gravar no
servidor de arquivos da rede em um formato que não seja o nativo do
BR/LibreOffice.

Uso linux/ubuntu no desktop, e o servidor de arquivos da rede é Novell.

Nunca consegui achar solução, e embora não tenha desistido, eu contorno o
problema gravando o arquivo no desktop e depois transferindo para o servidor de
rede pelo Dolphin (a tradicional gambiarra).

Régis