Se o curso é gratuito, pra quê eles precisam do CPF?

Eu sou um pouco mais radical em relação a essas coisas.

________________________________
 De: João Alberto Garcia <betovi...@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Quinta-feira, 1 de Março de 2012 7:56
Assunto: RE: [pt-br-usuarios] CURSO GRATUITO SQL - SITE SOFTBLUE

É, na verdade sempre vi conselhos de não divulgar o nome, cpf e alguns dados
mais para evitar que alguém use seus dados para criar "laranjas". Mas nós somos
ousados não é? Nosso email está para todo mundo que quiser ver (todos dia
bloqueio dezenas de spans) o nome nem se fala... enfim, a idéia é só "saber"
onde pisa (na internet ninguém sabe).
Mas falando no site a aula de apresentação (sem o cadastro) foi ótima e vou me
cadastrar também.