Bom dia,

Dias atrás eu tomei conhecimento da existência do LibreOffice e no mesmo dia já
o adotei como o meu editor de texto padrão, além do Draw que achei fantástico e
me resolve de maneira simples e prática uma infinidade de questões.

A razão de ter saído atrás de outro editor está relacionada à uma nova
atividade profissional que vai me exigir coisas que os outros editores que eu
conhecia até então não atendiam.

Acabei achando esta lista onde iniciei uma discussão sobre o assunto "Rodapé",
que me rendeu um grande número de mensagens com dicas e sugestões as mais
valiosas.

Pois bem, o LibreOffice faz quase tudo o que preciso mas ainda faltam alguns
detalhes para os quais não sei se haverá solução. O uso de estilos é fantástico
e torna o trabalho extremamente rápido e produtivo mesmo que o texto original
venha de outra fonte e sem nenhuma formatação. Vira uma brincadeira no final
das contas.

Lembrando que os manuais devem atender às exigências de um órgão do governo, e
se não forem atendidas os manuais são recusados. Boa parte das exigências não
tem mistério. A complexidade está nos itens abaixo:

  1.. Manual dividido em capítulos
  2.. Em cada capítulo as páginas serão numeradas a partir de 1
  3.. Depois de pronto, um capítulo pode receber nova(s) página(s) a inserção
de uma ou mais páginas não pode afetar os capítulos seguintes
  4.. Cada página deverá ter no cabeçalho ou rodapé:
    1.. a data de inclusão / revisão da página
    2.. o número da revisão da página

    3.. o número do capítulo seguido do número da página (ex: 17-01)

  5.. Ao inserir uma nova página no meio de um capítulo, as informações dos
itens 4.1 e 4.2 devem continuar na página original
  6.. A qualquer momento uma determinada página pode passar por uma revisão e
neste caso os itens 4.1 e 4.2 podem sofrer uma alteração mas única e
exclusivamente nesta página, sem afetar as anteriores ou posteriores
  7.. Geração de arquivo PDF com marcadores
Dividir em capítulos e reiniciar a numeração de 1, para cada capítulo não foi
problema. Gerar o PDF com marcadores também foi facílimo.

Para mostrar os itens 4.1 e 4.2 eu acabei descobrindo a possibilidade de criar
uma caixa de texto ancorada no final da pagína. Tive que colocar o número da
página no rodapé e acima dele, na caixa de texto os dois itens. Não era o que
eu queria mas passa.

Desta maneira eu posso mexer na data e número de revisão de uma página sem
afetar as demais, o que não seria possível se colocasse isto no rodapé ou
cabeçalho.

Como ainda tenho tempo para estudar o assunto, e fazer testes, acabei montando
tres manuais diferentes cujos originais estavam no Word e que no total geraram
mais de 500 páginas.

Até aí estava tudo uma maravilha.

Até resolver inserir umas páginas no meio dos capítulos iniciais.

Quando fiz isto foi que me toquei que a caixa de texto ancorada no final de
cada página, não acompanha a inserção da página.

Com isto, a data e o número da revisão que estavam na página 20, por exemplo,
passa para a 19 e a última página do documento fica sem esta informação. Se
inserir dez páginas no capítulo 1, vou ter de arrumar 10 páginas em cada
capítulo subsequente.

Por mais trabalho que isto dê, ainda seria a melhor opção dentre as que eu
conheço porém depois do trabalho inicial, será uma pessoa a mim subordinada que
irá dar continuidade no trabalho e aí eu fico preocupado com o resultado final.

Se alguém já passou por esta experiência e tiver qualquer sugestão a dar, eu
desde já agradeço.

Bom final de semana a todos.

Lineu Carneiro Saraiva
aeroho...@superig.com.br