Obrigado a todos pela ajuda recebida. Vamos lá:

O computador em questão é Windows 7 32 bits com 4 GB de memória instalada
das quais 3GB são usáveis.
É um computador do governo portanto tem restrições de acesso.
A versão do LibreOffice instalada é a mais recente, 4.0.2 e o Java é a
versão 7 update 21
O arquivo do Base tem pouco mais de 400KB e fica na rede local.
Não entendo nada de banco de dados. O fato de eu utilizar o Base é porque
ele facilita e muito minha vida, pois antes tinah que lidar com 9 planilhas
e fazer tudo manualmente. Pelo Base eu tenho tudo que preciso bastando
apenas mantê-lo atualizado.
Quando eu o criei ele funcionava perfeitamente e com o tempo foi ficando
lento demais. O detalhe é que tal lentidão está sendo sentida no Writer
também (quando vou configurar/formatar uma página por exemplo) mas essa
ainda é suportável. Agora a lentidão do Base é inaceitável.

Eu tentei as seguintes situações:

LibreOffice 4 + Java 6 update 21 e o problema persiste.
LibreOffice 3.5, 3.6 > apresentam erros após a instalação. Não funcionam de
jeito nehum e como o computador tem acesso restrito nao posso fazer muita
coisa que não seja desisntalar.

Vou ver se consigo eliminar alguns dados pessoais e envio uma cópia para
quem quiser dar uma olhada e sugerir modificações.

Atenciosamente

Fábio