From: "Amilcar Brunazo Filho" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Monday, August 28, 2000 6:21 PM
Subject: [VotoEletronico] Mudernidade...

BOL dá 15 viagens GRÁTIS para as Olimpíadas!
Desafio BOLimpíadas. Inscreva-se já!
http://desafio.bol.com.br/bolimpiadas

At 16:27 28/08/2000 -0300, you wrote:
>Perguntei como é o sistema na Holanda... (Que Burro, pq não perguntei
>antes...)
>Surpresa. É Eletrônico e não tem o comprovante para o eleitor conferir...(e
>o voto é direito, não obrigação).
>Ela vai dar mais detalhes pois na próxima semana vai para a Holanda...
>Depois que eu receber as informações eu traduzo e envio pro Kika (com os
>originais).

Aproveita e pergunta como é feita a validação e certificação da urna deles
e se a identificação do eleitor é feita na mesma máquina?
Pergunta também se a urna é usada em todo o país, ou só em parte dele?

Nos Estados Americanos que aceitam urnas sem voto impresso, a validação é
feita por órgão (estadual) totalmente independente do órgão (municipal) que
faz as eleições. A equipe de validação obrigatoriamente tem elementos da
sociedade civil, NÃO TEM PRAZO para emitir seu resultado e tem o direito a
conhecer TODOS OS PROGRAMAS DA URNA, que não podem ser modificados depois
de aprovados (a recusa de mostrar os programas ou parte deles, é tido com
desistência do pedido de validação).
Em nenhuma máquina americana a identificação do eleitor é feita na mesma
máquina de votar.
Na máquina eletrônica que eu tenho o catalago (da Danaher), a impressão do
voto é possível e opcional.

[ ]s
   Amilcar
   http://www.brunazo.eng.br