Companheiros,

Gostaria de reproduzir um texto de outro companheiro de Juiz
de Fora-MG, que se nao referencia diretamente aah urna, aborda
a questao democratica de poder pedir uma simples recontagem
de votos. Eh uma visao alternativa aah postura dos nossos
cronista tupiniquins da grande midia.

Adicionalmente gostaria de ressaltar que numa das imagens que
vi sobre as manifestacoes na Florida durante o periodo de
recontagem dos votos (nao me lembro em qual rede de TV, acredito
que na CNN Internacional) vi um cartaz que dizia mais ou menos
assim: "... Quero ver meu voto... onde ele esta?..."

Hehehehehehehe.... Serah que algum deles lah assinam uma tal de
lista do voto eletronico????

Saudacoes PeTistas,

Evandro Oliveira
BHZ - MG

"LÁ COMO CÁ...

Laerte Braga

        O governador do Estado da Flórida é um irmão de George W. Bush. Se
coincidência ou não, é outra história. As cédulas que induziram alguns
milhares de eleitores a votarem errado sugerem que uma nova eleição no
distrito tenha que ser realizada. É briga para metro, vai terminar no
Judiciário. Só imagino que não vai terminar como a fraude que levou Waldick
Ornellas ao Senado, em 1994, derrotando Valdir Pires. Numa cidade só, o
candidato teve 97% dos votos. O TSE mandou que ovos votos fossem periciados
mas...
ACM, à época, lembrou que o controle externo do Poder Judiciário na Bahia
era ele. Disse isso no jantar que o governo brasileiro ofereceu ao líder
Palestino Yasser Arafat, mais ou menos quando saiu a decisão do TSE,
determinando ao TER baiano que assim fosse feito. Não foi.
Lembra-me outra história das muitas de fraudes que acontecem no Brasil: num
determinado distrito de Juiz de Fora, os votos apareceram com a mesma
letra, para o mesmo candidato. Feita a perícia, chamado a se explicar, o
dito candidato respondeu assim ao juiz: "é a professora doutor, a mesma
professora para todo mundo, aí o talho da letra é o mesmo".
E outra: presidente do TER mineiro, célebre por ter sido o juiz do caso dos
irmãos Naves, um dos mais graves erros judiciários da história do País e
que virou filme inclusive, Merolino Correa, irmão do jornalista Villasboas
Correa, irmão ou primo, PSD doente, quando chegavam os votos do interior,
distribuía-os conforme a necessidade dos caciques do partido.
É bom que o Império sofra um abalo desses. O "american way life", que
pretendem exportar para todo o mundo, à força diga-se de passagem, tem suas
crises, seus momentos de república de banana. Gore só não venceu com folga
para evitar essa trapalhada toda porque só acordou na semana final, quando
percebeu que não era ninguém sem Clinton. E nem creio que Clinton queira
que Gore seja eleito, afinal tanto ele, como  Hillary têm chances de
disputar as eleições de 2004.
Imagine perder para um idiota perfeito, truculento, que sequer sabe
diferenciar o Brasil da Bolívia, é mal dos republicanos, tudo é quintal.
Tem que ser ou mais idiota, ou muito vaidoso. O caso de Gore é vaidade.
Presunção de se achar líder de alguma coisa. De qualquer forma o sistema
eleitoral americano entra em crise, os debates vão ser intensificados e
onde democracia, num modelo que o sujeito vence por 900, ou 300 votos e
leva todos os votos do Colégio Eleitoral? O lógico seria a
proporcionalidade.  Só existe em dois estados.
A mudança no sistema eleitoral pretendida por alguns setores, dentre os
quais as lideranças de movimentos negros, tanto os liderados de Jesse
Jackson, quanto os mais à esquerda, vai permitir que partidos menores
ganhem representação no Congresso, nas assembléias e senados estaduais e
isso pode significar a quebra do monopólio do poder entre republicanos e
democratas, joguinho de faz de conta, torna possível permear a sociedade
norte-americana com movimentos de caráter popular mais amplo e, a longo
prazo, longo mesmo, mas a história é assim, começar a ruir o maior império
de toda a história da humanidade: maior porque tem o poder de destruir o
mundo com um dedo de um sujeito só, apertando um botão.
Eu me recordo de Dizzy Gillesppie candidato eterno a presidente (enquanto
vivo)  registrava-se nos distritos de Brooklin e Harlem . Um dos pontos de
sua plataforma era trocar a dívida externa do Brasil por mulatas e
carnaval. A meu juízo toda essa confusão vai terminar com Bush eleito. Acho
que vai faltar força a Gore para enfrentar e reverter o resultado. O Poder
Judiciário americano é respeitado sem contestação. A única chance, talvez,
fosse uma grande mobilização popular, mas isso não é bem do feitio deles.
Quem sabe. Lá, como cá."