From: Amilcar Brunazo Filho <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Cc: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Thursday, May 17, 2001 12:17 AM
Subject: [VotoEletronico] Urna x Banco 24H x Solução

Gil,
Voce está enganado.
A proposta do Carlos Candido é exatamente a proposta do Projeto de lei do
Zé Dirceu, que foi devidamente plantado dentro do PT, por gente da Justiça
Eleitoral.
É a única linha de defesa que restou ao TSE  como alternativa a conferência
da apuração pelo voto impresso, que eles não querem que seja feita de jeito
nenhum.

Quando o TSE percebeu que estava dificil argumentar contra o pedido de
conferência da apuração contido no projeto do Requião, inventou esta
Comissão de Notáveis para distrair a atenção do problema principal.

Esta idéia de Comissão não se sustenta tecnicamente. É impossível para uma
comissão de 10 pessoas certificar a carga de 320.000 urnas que são
inseminadas em 5600 cidades diferentes no intervalo de uma semana.
A validação e certificação do software eleitoral é bom mas está muito longe
de ser satisfatória para garantir a integridade do sistema. Não existe um
único técnico em segurança de dados, de qualidade e que apresente seus
artigos em congressos e simpósios técnicos, que sustente que validação e
certificação de software eleitoral é suficiente para dar confiabilidade ao
sistema.
Só os técnicos do TSE afirmam isso, mas quando eu os desafiei a
apresentarem esta tese em artigos nos simpósios de segurança em
informática, nada fizeram.

Será que o Sr. Carlos Candido, apresentaria um artigo ao Simpósio  SSI do
ITA defendendo a tese de que uma comissão de 10 pessoas pode certificar
320.000 computadores em uma semana de forma confiável?

Além do mais, a lei eleitoral já preve que o software seja aberto para os
técnicos dos partidos o conferirem.
O TSE não cumpre esta lei pura e simplesmente.

Para se justificar os poderes especiais desta Comissão teria que se
restringir os direitos que os partidos já tem hoje, ou seja, o de
conhecerem todos os programas das urnas.

E é esta a idéia que está por trás desta sugestão de uma Comissão para
conferir os programas:
1- Impedir a recontagem do votos
2- Diminuir os direitos a auditoria que os partidos já tem hoje
3- Nomear uma comissão de notáveis, que teria o poder de nos dizer que
podemos confiar neles.

É pura prática do Princípio do Obscurantismo. Deixar o assunto fechado num
grupo de notáveis.

Em NENHUM LUGAR do mundo CIVILIZADO se impede a conferência da apuração.
É muito óbvio que esta é a única solução.
Por que a nossa Justiça Eleitoral (que a princípio deveria apenas julgar
processos) teima em impedir a conferência da apuração no Brasil?  É um
mistério.

At 22:56 16/05/2001 -0300, gil wrote:
>bem programada?

>que se crie um comitê interpartidário de fiscalização
>brasileiras (como OAB, por exemplo) quem em conjunto
>auditoriem uma parcela das urnas para verificação dos
> >
>         Boa. VAMOS LEVAR ESSA IDÉIA AO SVE. DANDO INCLUSIVE OS CRÉDITOS
> DEVIDOS AO
>SEU AUTOR.
>         Sinceramente, louvo a coragem dele. Só não sei o que os
> superiores dele vão
>achar desta posição, que evidentemente não reflete os desejos de JOBIM,
TSE,
>ABIN & CIA ILIMITADA.
>         GIL.

[ ]s