Aliás, eu estive naquela palestra do Dr. Dietter Otten, aqui na UFRJ.

        Falei com ele, fiz um discurso nem tão inflamado assim, e logo me pediram
para concluir.

        Entre os presentes, um representante de um novo sistema de urnas
eletrônicas lá de SC (o cara não me deu detalhes, me deixou meio que falando
sozinho, e nem sei se era o SELA que ele ali talvez estivesse promovendo). A
idéia deles, até onde eu  consegui entender, era colocar duas urnas
eletrônicas em cada seção. Uma urna saía "zerada", e outra já saía com mil
votos em cada um dos candidatos. A cada voto, uma somava, enquanto a outra
subtraía. Sinceramente, ele explicou o "peixe", mas eu não entendi lhufas.
Pedi-lhe um endereço na internet, e o cara me deixou no vácuo.

        Também havia um pessoal do PT. Uns cinco. para não criar maiores celeumas,
prefiro não entrar em detalhes sobre o que ali foi colocado por eles. Mas
posso afiançar-lhes que nenhum deles gostou do que eu disse, e vice-versa.
Um deles, porém, me foi muito receptivo (um certo Luís, técnico em
informática de Santos, filiado ao PT).

        Quanto ao TSE, não vi ninguém lá, oficialmente.

        O sistema do Dr. Otten é 100% on line. Tem alguns princípios
interessantíssimos, os quais espero me reportar em breve, quando receber as
transcrições da palestra (embora algo me diga que eu não deva esperar por
esta transcrição). Apesar disso, ele ficou sensibilizado com alguns fatos
que lhe adiantei, e a sua opinião FOI 100% FAVORÁVEL AO NOSSO DISCURSO. E
DEU MUITO APOIO EXPLÍCITO À NOSSA CAUSA, CONDENANDO TOTALMENTE A EXCESSIVA
CENTRALIZAÇÃO DE PODERES ELEITORAIS NA MÃO DO NOSSO TSE.

        Com certeza, o pessoal do nosso futuro painel sobre as urnas-e, no FSM,
deve chamá-lo. É gol na certa.

        Quem quiser se inteirar do sistema dele, consulte na página que eles nos
disponibilizaram: http://www.fes.org.br . O nome da ONG é FRIEDRICH EBERT
STIFTUNG.

        Ao pessoal do FSM, o contato do Dr. Otten se chama Joachim Knoop. Tenho o
telefone, o E-MAIL, e o endereço dele aqui. ELE FALA MUITO BEM O PORTUGUÊS,
enquanto o Dr. otten fala inglês. Quem quiser contatá-lo, peça para o
Amílcar me indicar um e-mail, fora da lista, que eu mando por intermédio
dele. Ou até pelo próprio Amílcar mesmo.

        GIL.