On 6 Sep 2001, at 0:11, Leamartine Pinheiro de Souza wrote:

> TRÊS E MEIA PATACAS
>

> Nós, do GRUPO GUARARAPES, jamais poderíamos imaginar que o cidadão
> brasileiro fosse tratado com tanta humilhação. Não somos mais considerados
> como pessoas humanas. Os 373 componentes do GRUPO são cidadãos que merecem
> respeito. Não somos carneiros. Somos militares, funcionários públicos,
> comerciantes, profissionais liberais etc. que amam este País.

É verdade que muitas mudanças ocorreram ao Brasil desde o descobrimento. Todavia nos
últimos dez anos retrocedemos mais de duzentos anos no campo social. O que serviu de
inspiração a Castro Alves, para que escrevesse “O Navio Negreiro”, retornou. Castro
Alves invocou Deus e os homens da época.  Certamente, em estivesse vivo, hoje
invocaria
o Povo.

Aristóteles

"Só três pessoas têm força pra mudar o mundo: o papa, o Rei e quem já não
tem nada a perder".(Provérbio lucano).

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!...
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! ...

VI

Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio.  Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto! ...
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança...
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha!...
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! ... Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!

 "O Navio Negreiro" -  Castro Alves