Grande Cordioli:

Sou jornalista profissional há 31 anos, faço jornal (estudantil) desde
os 12. Concordo integralmente com o seu julgamento sobre o papel
calhorda da mídia na sociedade brasileira. Nosso povo (e outros, a
começar pelo norte-americano) é "aboiado" via mídia, para que pense isto
ou aquilo - no interesse da turma que está por cima da carne-seca. Esta
é a regra do jogo. /// Mas discordo totalmente quando voce diz - na
nossa luta brancaleonica pelo respeito aa vontade eleitoral dos
brasileiros - que não adianta recorrer à mídia. Adianta sim, e muito,
porque não dá para confundir jornalista com dono de jornal. Tem muito
coleguinha fdp no pedaço, que é mais realista do que o rei, mas também
tem muito coleguinha que não hesita em mostrar que o rei está nu - como
naquela fábula (do Esopo?) que lemos quando criança. É por este
jornalista - que considera a informação um direito básico do cidadão até
porque isto está consignado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
- que vale a pena perder tempo escrevendo e mandando textos sobre o
absurdo das urnas eletronicas. /// Sempre fiz isto, faço;  e acho que o
Evandro - excelente técnico com visão política que é - deve fazer
também. Tenho certeza que isto funciona. Porque aqui na lista do voto,
do início até agora, já funcionou "ene" vezes. O nosso 'grito dentro da
lata' como muito bem definia o Aris, já extrapolou "a lata", ou melhor,
a Internet, há muito tempo e continua crescendo. Para ficar só nas
últimas 48 horas - cito a entrevista do Amilcar anteontem na TVE, de 10
minutos em rede nacional no programa 'Edição Nacional' -  e cito também
o Brizola com o artigo publicado ontem na página 3 da "Folha de São
Paulo", que o Izildo transcreveu (acho que as cartas dirigidas à FSP
sobre o Tecnovoto ainda podem ser publicadas). /// . Definitivamente,
Cordioli, já não gritamos mais só  dentro da lata. Já tem muita gente
séria neste país - cito Brizola, Requião e Tuma - que já entendeu, com
profundidade, o que há anos esta brancaleonica e cidadã lista de
Internet fala. Listeiros, sem falsa modéstia, o Forum do Voto Eletronico
criado pelo Amilcar é ponta de lança de algo absolutamente novo na
sociedade brasileira. Cidadãos diversos, dispersos pelos 8,5 milhões de
metros quadrados do Brasil varonil (que ainda é nosso - apesar de FHC &
caterva), lutarem por uma idéia - a lisura do processo eleitoral
brasileiro - via Internet. //// Amilcar Brunazo, você está fazendo
escola,  graças a Deus, apesar do Echelon e da falta de privacidade da
Internet.  ////  Foi e está sendo fundamental nesse processo de 'gritar
para fora da lata' o convencimento dos coleguinhas jornalistas. Algo que
a Internet facilitou barbaramente porque via email voce chega onde é
preciso chegar apesar dos arapongas e outros babacas de plantão que
perdem tempo invadindo computador dos outros. /// E aí, companheiro, a
comunicação se dá./// Evandro é bom de texto, é bom de técnica, é bom de
política embora tenha o grave defeito de ser petista (tô brincando, ô
Evandro). Evandro (e todos da lista)  tem mais é que tentar convencer
jornalistas (padeiros, estudantes, feirantes, garçons, sindicalistas,
politicos, advogados, donas de casa, mecanicos, professores,
engenheiros, funcionarios publicos, deputados, senadores, etc. etc) por
este Brasil  afora. Muitos jogam no lixo o que escrevemos, mas muitos
ouvem  o que temos a dizer. É aí que a coisa funciona. É aí - exatamente
aí - que ganhamos a guerra. /// Se não fosse assim, amigo Cordioli, não
teríamos - como já tivemos - publicados textos  e artigos no Correio
Braziliense, Folha de São Paulo, O Globo, Cadernos do Terceiro Mundo,
Estado de Minas, Zero Hora, Diario Catarinense, O Povo (CE) e dezenas de
outros jornais. Sem falar em televisão  e rádio. ///  Não é uma
Brastemp, mas a coisa funciona.////  Não tenho dúvidas, amigo Cordioli,
que a impunidade absoluta da turma que rouba eleição  acabou. ACABOU!
Estamos ganhando a guerra embora a turma que  elege candidato sem voto e
derrota candidatos com votos - ache exatamente o contrário./// Acontece
que quando eles são obrigados  a deixar impressões digitais em manobras
parlamentares espúrias - como as que fizeram  no Senado para
descaracterizar o projeto Requião/Tuma, eles perdem. Deixam o rabo de
fora, botam a deles na janela.//  É claro que levaram mais esta batalha
- mas  o certo mesmo é que a guerra está sendo vencida por nós. É por
isso que  iniciativas como a do Evandro - de abrir cabeças nem que seja
a de um único  jornalista - são fundamentais. /// É importante, que cada
listeiro espalhe - para onde for possível - as informações que rolam
aqui. Peguem bons textos - são muitos, dá para escolher - e reenviem via
internet para amigos, colegas de trabalho, alunos, jornalistas
conhecidos,  para onde for possível. Ou xeroque, cole em poste,
distribua no sinal de transito, no congresso profissional, na esquina de
casa, na sala de aula,  no time de futebol - em qualquer lugar. Qualquer
pessoa de bom senso, qualquer brasileiro, diante do que expomos aqui -
entende em minutos que está sendo bigodeado. E está mesmo!!!!!  ///
Recorrer à Justiça  não é o único caminho. Porque para por em pratos
limpos esta história de voto eletronico é preciso recorrer a tudo.
Recorrer apenas aa Justiça não funciona até porque quem inventou e
administra as urnas eletronicas neste país  -  é a Justiça. A Justiça
Eleitoral que, por ironia da vida, foi criada em 1932 por Getúlio Vargas
PARA ACABAR COM A FRAUDE . ///  Estamos travando uma guerra por corações
e mentes, por isso vale só um jornalista.  /// A verdade, Cordioli, está
com a gente. O engodo  a enrolação estao com o TSE. Vivemos (ainda) numa
democracia conquistada a duras penas. Já que eles garantem que as urnas
eletronicas são 100 por cento seguras - que se expliquem!  Continuem
gastando milhões em publicidade e marqueting para 'provar' que focinho
de porco é tomada. Porque  focinho de porco é focinho de porco; tomada é
tomada.  /// Amigo Evandro, o textão merece virar um artigo. Abraço para
todos.

Luiz Cordioli gravada: