Walter, vamos la'.

>Perguntas ao Paulo Gustavo: - Você vai atualizar seu trabalho?

Vontade ha' muita, mas o tempo e' quem manda.
Vamos ver se nos proximos 30 dias arranjo um tempo, em especial no inicio
de 2002. E' preciso "mergulhar" no assunto pra poder voltar a trabalha'-lo...

>Há repetições e coisas que podem sair (ex.: projeto do J.Dirceu)?

Sim, claro. Ha' muitas repeticoes. Fiz o trabalho com a intencao de comecar
a ser lido de qualquer topico, por isso um topico pode repetir assuntos ja'
abordados antes (embora tenha feito esforco para evitar ao maximo as
repeticoes).
Ha' tambem atualizacoes a serem feitas (especialmente nos projetos de lei).

>Qual o prazo necessário? Como transformá-lo na desejada petição?

O ideal e', em vez de atualiza'-lo simplesmente, ja' dar a forma de
peticao. Numa peticao, nao sera' necessario ficar tocando nos temas dos
projetos de lei, por exemplo: e' totalmente desnecessario, pode servir
apenas como ilustracao, no maximo.
Alem disso, a peticao e' muito mais enxuta, nao precisa ser tao exaustiva
(em todas as acepcoes da palavra) quanto o trabalho.
Com 20% do trabalho da' pra fazer uma boa peticao.
O resto vai pro limbo.

>O que adicionar para ser uma petição? Dá para reduzi-lo ao necessário e
>suficiente para este fim?

Pra adicionar, falta a forma, e os requisitos formais (competencia do juiz,
natureza da acao, legitimidade ativa do requerente, pedido etc.).

>Quanto mais enxuto, mais fácil para a gente ler e dar sugestões. Ou é
>como  tese, a credibilidade é proporcional à grossura do volume?

Nao, o volume deve ser o menor possivel.

>Afinal, está decidido o que será a petição (ação, impugnação, protesto,
>liminar, pedido de declaração de inconstitucionalidade, lá sei eu -
>desconheço os nomes técnicos). Melhor esperar sugestões (Haddad, Evandro
>etc. )?

Seria uma ADIn (acao direta de inconstitucionalidade), creio eu, a melhor
opcao. Neste caso, competente e' o STF, e e' necessario que o autor seja
legitimado nos termos da Constituicao.
Ou entao mesmo uma acao popular, que pode ser ajuizada por qualquer pessoa
fisica (o requisito e' apenas que seja eleitor).

>Podemos adotar seu trabalho (ou uma eventual redução) como base para
>sugestões pontuais? Ou não é nada disso, é necessário outra redação, com o
>trabalho como anexo?

Fiquem 'a vontade para fucar no trabalho como bem entenderem.
Podem fazer o comentario no corpo do texto e ir comentando, de preferencia
com fontes diferentes. Mandem as criticas direto pra mim ou mesmo pra lista.

PAULO GUSTAVO SAMPAIO ANDRADE
E-mail        -->  [EMAIL PROTECTED]
Jus Navigandi -->  http://www.jus.com.br