Caros Luiz, Marcos e todos,

"O povo não quer saber qual o partido
que vai para o governo,  mas espera
uma alternativa que tire essa gente do poder"
reiterou Manoel Dias.
<<<<<<<<<<<<<

O povo considera que a quase totalidade
dos políticos é corrupta,
conforme pesquisa divulgada não sei onde.
Esta é a gente que o povo gostaria
de tirar do poder: os políticos.

Isto porque o povo não tem como distinguir exatamente
qual é esta minoria que pode ser honesta.

Mas sem políticos, não há governo, etc.

O povo não tem condições para muitas considerações.

A não ser sobre o que precisa comer hoje para sobreviver.

Com 50 milhões de miseráveis e 70 de pobres no país,
já dá para ter uma idéia do que povo prefere considerar.

Muitos são manipulados por aqueles que investem
quantias fabulosos na campanha eleitoral daqueles
lacaios que o servirão, concentrando ainda mais a riqueza
nacional no topo da pirâmide social
e alijando o povo de uma vida digna.

E, candidato pobre, não recebe um tostão
para divulgar sua candidatura.

A Constituição Federal proíbe a INFLUÊNCIA
e o ABUSO do poder econômico nas eleições,
mas foi feita uma lei eleitoral que a substituiu.
Coisa de louco, sô!

CAPÍTULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS
Art. 14 - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo
voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei,
mediante:
§ 9º - Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os
prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a
moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do
candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições CONTRA A INFLUÊNCIA
DO PODER ECONÔMICO ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na
administração direta ou indireta. [GRIFO MEU]

Leia "Plutocracia nas eleições",
texto de Osny Duarte Pereira, falecido.
Em vida foi jurista conceituado,
membro do  Conselho da República
e professor do Instituto Superior
de Estudos Brasileiros - ISEB.
http://www.diap.org.br/Diap_99/Boletin/ano98/julho/plutocracia.htm
http://br.geocities.com/ditaduracivil/pluto.html

Para isso a questão da garantia
das urnas seguras é nada menos que TUDO.
<<<<<<<<<<<<<<

Isto não é verdade.

A UE não contribui para que se retire
essa gente do poder.

Vocês partem do princípio errado
de que há democracia no país, atualmente.

A garantia das urnas apenas assegurará
que o resultado do leilão eleitoral será correto.
Ganhará quem tem mais dinheiro para financiar
seus candidatos, a elite.
Um candidato da elite não vai poder
passar a perna no outro,
como pode ocorrer agora.

Não há a possibilidade democrática
(em termos gerais) de um candidato popular
também manipular o resultado eleitoral,
já que o TRE é subordinado ao poder central,
do qual ele não participa.

O povo, em nome de quem deveria ser o governo,
é apenas massa de manobra,
vítima ignorante da hipnose publicitária,
movida a peso de ouro.
Isto é plutocracia e cleptocracia.
Democracia é outra coisa.

É um erro considerar que a Urna Eletrônica
tenha alguma contribuição à dar
para uma democracia inexistente.
Ela é apenas um instrumento neutro de contagem,
contribuindo apenas para que a forma de lesar o eleitor
seja menos grosseira.

Agora, caso já existisse uma democracia
neste país, a urna permitiria que a contagem
representasse a real vontade popular.

Como não existe tal coisa,
a urna é algo com um futuro brilhante,
mas somente para
quando for instaurada a democracia.

Coisa para os próximos 500 anos...
Ou nunca.

Segue abaixo mensagem trocada
com o honorável Amílcar,
através deste fórum.

De uma coisa estou certo,
ele jamais concordaria que a UE "é tudo"
para colocar essa gente para fora do governo:

[[Eu concordo com você,
inclusive que a palavra plutocracia
designa melhor nosso tipo de governo
do que democracia. (...)
A luta pela construção de uma democracia
"sem adjetivos complacentes" passa
por todos estes pontos: educação,
controle social eficiente e eficaz,
eleições transparentes, etc, etc.]]

Eu percebo que somente a redistribuição de renda
e da riqueza nacional
(caso permaneçamos capitalistas)
propiciaria a educação necessária
para que o povo não fosse manipulado