Caro Jefferson e todos,
 
 
Se as autoridades por qualquer razão não cumprem com o dever de agir de acordo com a Democracia a tempo, há injustiça, mas não me leva a admitir ou aceitar que a Democracia não exista, porque ela não esteja presente no caso, como você questiona perguntando: "Que democracia? Onde? Quando? Como?" (...)
Afirmar que a Democracia não exista, é negar o poder que temos nós, o povo brasiliero e todos os povos. Devemos afirmar e reafirmar sempre a Democracia, para que ela seja impregnada em todos e assim incontestada.
 
 
 
Existe o Estado Democrático de Direito e o Estado Democrático de FATO.
Temos a democracia formal, mas não a substancial. Ou seja, temos apenas o sonho. E como estamos longe dele se realizar!...
 
O enfoque da democracia em seu texto anterior era em termos das eleições nacionais. Daí, então meu questionamento.
 
Desconheço que em alguma unidade da federação esteja ocorrendo democracia em seu contexto pleno. E, não há democracia parcial. Ou o povo governa, ou não governa. O resto é ditadura.
 
Se há algum estado brasileiro, onde as eleições são movidas ao peso do investimento feito pelos ricos nas campanhas eleitorais de seus  legítimos representantes, não há democracia, mas plutocracia gerando cleptocracia.
 
Afinal, ninguém fica rico fazendo caridade.
 
Cada investimento feito nas campanhas dos políticos mercenários volta multiplicado exponencialmente em benefícios para seus patrões.
 
O povo não tem como financiar a campanha de ninguém. Não são iguais perante à Lei. Portanto, não há democracia.
 
A Urna Eletrônica será apenas um instrumento passivo de registro da hipnose coletiva, graças à pressão do marketing hollywoodiano.
 
O povo vota, mas não governa.
 
É mera massa de manobra dentro do processo de perpetuação do poder dos 2 milhões de ricos brasileiros.
 
Eu acredito que a democracia possa existir.
 
Contudo afirmo que ela não existe ainda em nosso país.
 
Devemos lutar para que um dia ocorra...
 
Nem que seja daqui a 500 anos.
 
 
 
 
Dial Eticamente,
 
Heitor Reis
BH/MG
 
 

Reply via email to