Prezado Jefferson e todos

     Como estou com dificuldades para receber mensagens do Fórum
(sabotagem?), e o Arquivo ficou paralizado desde 05/09, não li sua mensagem
de 07/09 e portanto não a citei em minha mensagem de 08/09,
"ESCLARECIMENTOS". Adiciono às pressas alguns dados, pois viajo cedo para P.
Alegre, onde vou dar uma palestra sobre Dependência Tecnológica (o assunto é
outro, mas espero conquistar alguns estudantes para o nosso Fórum). Em
relação à sua mensagem:

     1. Pode ficar tranquilo: os que sei estarem em vias de nos abandonar,
não são por causa de nenhuma pessoa em particular, mas porque julgam nosso
Fórum partidário, apesar de todos os desmentidos. Fiz até declaração de
imparcialidade, para responder aos alunos da Faculdade do Alejandro
Carriles, afirmei no Seminário de Brasília, jurei para amigos de vários
partidos e em entrevista semana passada, que éramos suprapartidários, mas
quando eles nos lêm, minhas palavras caem no vazio. Declarações a favor de
alguns e críticas severas a outros desmentem qualquer afirmação minha.

     2. Esse argumento "le quem quer, é só apagar" parece aquele "a TV pode
apresentar o que quiser, pois ve quem quer, é só desligar". Num Fórum,
preciso saber o que os outros pensam, e a priori não sei o que escreveram,
se não ler. Preciso abrir as mensagens, o que consome tempo, e parando de
ler no meio, não sei se no fim há alguma opinião ou informação relevante.
Além disso, eu posso não ler, mas meus interlocutores lêm. E me cobram.
(Obs.: tenho lido suas mensagens até o fim e combino com muitas afirmações
suas).

     3. Não boto fé em nenhum dos candidatos. Todos têm alianças e estão
sujeitos a condições que me fazem desconfiar que nada mudará, qualquer que
seja o escolhido. Também posso classificar de traição à pátria uma aliança
com o PL, com o Sarney, com colloridos, com ACM, com o Bornhausen etc..
Aliança com o sistema financeiro não preciso citar, pois aí estamos de
acordo. Portanto, pelas mesmas razões que você invocou, como cidadão
brasileiro que ve o perigo que estamos correndo (Sarney ou ACM ministros?),
devo utilizar nossa lista para criticar (com razão) todos eles?.

     4. Se a causa é lutar por eleições seguras, informo que o partidarismo
está comprometendo a própria causa. Explico: os partidos não são homogêneos;
tenho convencido gente do PMDB, do PSDB, do PT, do PSB. E o argumento de
suprapartidarismo tem sido essencial. Mas quando alguém entra na lista e le
propaganda e/ou críticas eleitorais, passo por mentiroso e perdemos um ou
mais adeptos. Agora mesmo estou para ter contatos importantes, com gente com
poder decisório em outros partidos (não é o PDT, pois boa parte desse já
entendeu o problema). Estou tentando convencê-los, mas se continuarem as
mensagens partidárias, vai ser tempo perdido.

     5. Se a maioria achar conveniente, sugiro convencermos o moderador e
trocarmos por alguns dias as normas combinadas por uma só: "Cada um publica
o que achar conveniente e le quem quiser". Faço votos que funcione.

     Por enquanto é só. Abraços.

     Walter Del Picchia
        S.Paulo/SP