O que incomoda mais neste assunto é que o voto Enéas foi, em grande
parte, um voto de protesto. Ninguém duvida de que se esta eleição
estivesse se processando em sistema convencional, boa parte dos votos
que foram dados a Enéas teriam sido dada ao Cacareco ou qualquer
outra invenção mais atual. A grande diferença é que, antigamente, o
voto de protesto era anulado, já que o candidato votado não existia.
Hoje, ele se transforma num deputado e mais cinco outros que vão
representar uma boa parcela do eleitorado paulista.

Não estou aqui de maneira nenhuma desmerecendo o deputado eleito, que
entendeu perfeitamente o espírito da coisa e jogou dentro das regras,
aproveitando-se delas. Nem estou me rebelando contra o sistema que,
acertadamente, dá cadeiras aos partidos em proporção à sua votação. O
que é necessário mudar é a maneira como se calcula este quociente,
para evitar distorções como a que o Amilcar aponta, e, principalmente,
implantar o conceito de fidelidade partidária, para evitar que um
candidato com 275 votos, por exemplo, transfira-se para outro partido
modificando a composição das cadeiras da casa.

A respeito de [VotoEletronico] FC- Reformaspolíticas,

--
Grande abraço,

Roger Chadel

--------

    ////
|---//---|
|   /    |  Você tem certeza de que seu voto vai para seu candidato?
|--------|  www.votoseguro.org

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
Sexo é a grande tomada do universo. É nela que todos os seres vivos futucam para, em
última instância, dar a luz (Chico Caruso)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \