"The most likely way for the word to be destroyed, most esxpert agrre, is by accident. That´s where we come in. We're computer professionals. We cause accidents"  by Nathaniel Borenstein,inventor of MIME, in Programming as if People Mattered: Friendly Programs, Software Engeneering and Other Noble Deslusions, Princento University Press, Princeton,NJ,1991

Tradução livre : A forma mais provável do mundo ser destruído, a maioria dos peritos concordam, é por acidente. Ai é a onde a gente entra. Somos profissionais de computação. Nos causamos acidentes “.

E você pode pensar que desastre não acontecem em software, mas isso não é verdade. Lembre-se dos casos:

  1. Foguete Ariane-5 (Junho de 1996)  que explodiu por um erro de programa;
  2. No Panamá, em 22 de maio de 2001, 28 pacientes sofreram de exposição excessiva e oito morreram por erro no software que calculava a dose;

Bom, então devemos testar um software? É claro que sim! E qual a forma de mais eficiente de testar um programa?

 

Você acha que o teste da "caixa preta"? - aquele teste onde você só sabe o que entra e o que sai mas não como é feito internamente.

 

 Não! a forma mais rápida e eficiente de achar erros é a analise e inspeção do código - mesmo sem comentário. O velho e bom "teste de mesa".

 

Agora passando isso para as Urnas Eletrônicas só podemos concluir, se quisermos evitar acidentes ou erros, o código dela deve ser aberto.

 

Abraços

Joaquim de Campos Salles

Obs. Texto baseado nas "Lecture 1: Introduction" do curso  6170´s do MIT

 



Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.

Responder a