Aliás, aqui na 37ª seção da 7ª zona eleitoral do RJ, onde fui mesário, não
me lembro se houve aquele carregamento de todos os disquetes (o "arrastão")
nas várias seções do CIEP Samuel Wainer, onde sou mesário. Mas ocorreu foi
uma mudança das seções que ficavam no andar de cima deste CIEP, que foram
mudadas para um prédio da Comlurb, próximo à entrada do Morro do Salgueiro.
Muitos dos eleitores das antigas seções não sabiam dessas mudanças que, pelo
que parece, envolviam na sua maioria aqueles eleitores que moram naquela
comunidade. Não sei até que ponto foi o nível de faltas nestas seções
localizadas no tal prédio da Comlurb no Salgueiro, mas me parece que deve
ter sido bem alto.
        Isto me lembrou do que o Maneschy falou, sobre problemas de mudanças e
outros problemas nas seções mais próximas das comunidades faveladas da
Rocinha e do Vidigal, onde o PDT sempre é bem votado. Gostaria que o
Instituto Alberto Pasqualini depois fizesse um levantamento mais objetivo
destes fatos, avaliando-se o real potencial de votos perdidos pelos
candidatos da Frente Trabalhista no Rio.
        E fica ainda a minha pergunta, sobretudo endereçada diretamente ao Dr.
Paulo Gustavo lá no Piauí (é que ele anda meio sumidão): esse "arrastão" de
disquetes é permitido por alguma resolução do TSE, ou os presidentes de mesa
ainda são quem deve entregá-los pessoalmente às juntas apuradoras, junto com
o resto do equipamento?
        Se o PG não puder responder, peço esclarecimento a qualquer outro advogado
desta lista, pois quero citar a norma legal aplicável para quem o fizer, no
segundo turno.

        GIL.